O mercado de aluguel de curta duração é uma prática comum em Portugal, que cresceu com o aumento do turismo no país, considerado um dos melhores destinos turísticos da Europa.
A escassez de imóveis para aluguel fez com que os preços subissem, tornando o mercado imobiliário em Portugal atrativo para investidores estrangeiros, pelas taxas de retorno na casa dos 8% a 9%. A valorização imobiliária tem levado investidores estrangeiros de várias nacionalidades, incluindo brasileiros, a adquirir propriedades em Portugal para essa finalidade. Confira aqui como funciona o mercado de aluguel de curta duração em Portugal.

Turismo em Portugal
Portugal é um dos países mais procurados por turistas. Apesar de pequeno, cada região possui encantos singulares que atraem turistas por vários motivos: é perfeito para quem gosta de praias; mágico para quem aprecia história, a Europa antiga, castelos e aldeias; agitada para quem procura baladas, mas que também possui lugares encantadores para quem busca tranquilidade e paz. Portugal tem opções para todos os gostos.
Um país de clima agradável, com boa gastronomia e mais barato comparativamente ao restante da Europa – não é isso que o turista deseja?
O país conquistou o prêmio de Melhor Destino da Europa no World Travel Awards 2022, conhecido como os Óscares do setor do turismo. Na premiação, destaque para a região do Algarve, eleito o melhor destino de praia; Porto, que foi eleito o melhor destino urbano do mundo; Lisboa, escolhida como melhor destino metropolitano à beira-mar e a Madeira, eleita o melhor destino insular.

Alojamento Local
Alojamento Local (AL) é o alojamento temporário destinado aos turistas, mediante um pagamento. Os estabelecimentos de alojamento local podem integrar-se na modalidade de moradia, apartamento, estabelecimentos de hospedagem tal como o Hostel, e quartos.
Para ter o seu imóvel destinado ao aluguel de curta duração em Portugal e alugá-lo para turistas é necessário:
- Realizar o seu registro para Alojamento Local na Câmara Municipal da área do imóvel; através do Balcão Único Eletrônico.
- Realizar o Registro no SEF, obrigatório para receber cidadãos estrangeiros na moradia;
- Conhecer lei do Alojamento Local que determina algumas obrigatoriedades, entre elas: ter no imóvel uma caixa de primeiros socorros, um extintor e uma manta de incêndio, um livro de reclamações e um manual que indique o número nacional de emergência (112), além das regras de funcionamento do prédio que deve constar em, pelo menos, quatro línguas (sendo português e inglês obrigatórios).
- Possuir os seguros obrigatórios que cubram riscos de incêndio e danos patrimoniais e não patrimoniais.
É importante estar ciente de que os vizinhos podem ser um impedimento a destinação para o aluguel de curta duração, quando mais de 50% dos proprietários do condomínio assim o decidam, justificado pelo incômodo provocado pelos hóspedes. Caso isso ocorra, será avaliado pela autarquia que dirá se o imóvel poderá permanecer em Alojamento Local ou não.
No momento, o Alojamento Local está com novas regras aplicadas através do Programa Mais Habitação, que, devido à escassez de imóveis, busca encontrar um equilíbrio entre a oferta de moradia para turistas e para moradores locais, principalmente nas cidades mais turísticas e populosas, como Lisboa e Porto.
Por isso, o Programa inclui taxas de impostos menores e outras formas de incentivo à transição de imóveis de Alojamento Local para o mercado de arrendamento de longa duração. Ainda é possível, dentro das novas regras, investir em imóveis para aluguel de curta duração em Portugal, e ambas as formas (curta ou longa duração) possuem boa rentabilidade para o investidor.
Melhores práticas para o aluguel de curta duração em Portugal
O aumento do turismo e a escassez de imóveis em Portugal causaram o aumento dos preços dos aluguéis e dos imóveis à venda, principalmente nas cidades de Lisboa e Porto e na região do Algarve.
Com a valorização do mercado imobiliário, muitos imóveis saíram do arrendamento de longa duração para ir para o Alojamento Local, disponibilizados para aluguel de curto prazo em plataformas como Airbnb e Booking. A oferta de imóveis para venda e aluguel de longa duração acabou por ficar cada vez menor. Essa situação impactou a vida de muitas famílias portuguesas e estrangeiras que vivem em Portugal. Por isso, para investir em imóveis para o aluguel de curta duração em Portugal é indicado conversar com um especialista para compreender as melhores práticas, para que o Alojamento Local continue sendo disponibilizado no país, sem afetar os moradores locais, principalmente das grandes cidades.
Rentabilidade no aluguel de curta duração em Portugal
Comprar um imóvel em Portugal para colocá-lo no mercado de aluguel de curta duração é uma excelente forma para ter uma renda mensal passiva e as altas taxas de rendimento atuais têm atraído muitos investidores estrangeiros, incluindo brasileiros.
Mesmo com os custos associados à aquisição e manutenção de imóvel no Alojamento Local, tais como os seguros obrigatórios, água, gás, eletricidade, internet e TV, condomínio, publicidade digital e a gestão da propriedade, o aluguel para turistas pode ser uma das opções mais rentáveis para investimentos imobiliários em Portugal.
Deve-se levar em consideração a localização do imóvel, o tipo da propriedade e o seu estado de conservação, os valores médios cobrados em baixa e alta temporada, a taxa de ocupação do imóvel, entre outros fatores, que podem impactar na rentabilidade de um imóvel em Portugal. Saiba mais sobre a Rentabilidade de investimentos imobiliários em Portugal aqui.
Porque investir em imóveis para aluguel de curta duração em Portugal
Investir em imóveis para aluguel de curta duração em Portugal é, sem dúvida, uma forma de rentabilidade segura, levando em conta que estamos a falar de um dos destinos europeus mais procurados no mundo. Portugal é o segundo país da União Europeia a recuperar turistas mais rapidamente, depois do contexto pandêmico. Confira alguns motivos para investir em imóveis para aluguel de curta duração em Portugal:
Renda estável
Por ter alta procura turística, os imóveis em Portugal estão sempre sob demanda de procura. Mesmo na época de baixa temporada, é possível rentabilizar, ainda que menos, pois algumas regiões atraem um grande número de visitantes durante todo o ano.
Valorização do imóvel
Portugal está com o mercado imobiliário aquecido e os imóveis possuem alto potencial de valorização. Se optar por vender o imóvel no futuro, é provável obter um retorno positivo do seu investimento.
Flexibilidade de uso
O mesmo imóvel que lhe gera renda poderá ser o seu imóvel para passar férias em Portugal! Isso quer dizer que, estando para aluguel de curto prazo, o seu imóvel também fica disponível para uso pessoal quando desejar.
Sem incomodações
Se você possui um gestor de propriedades gerenciando o seu imóvel, não precisará se incomodar com os aluguéis, apenas vai acompanhar todo o processo de forma online, com informações em tempo real, e receber as transferências bancárias diretamente das plataformas.

Conclusão
Com um mercado estável, moeda forte e valorização imobiliária, investir em imóveis para aluguel de curta duração em Portugal é um negócio vantajoso e lucrativo que tem atraídos investidores de várias nacionalidades.
Devido à escassez de imóveis no mercado e os impactos do Alojamento Local na vida dos moradores locais, convém conversar com especialistas que vão orientar para as melhores práticas e regras em vigor em torno do aluguel de curta temporada para turistas.
O Conexão Europa Imóveis é especialista em compra, venda, aluguel e gestão de imóveis em Portugal e acompanha as últimas informações sobre o assunto.
Para quem quer investir em imóveis para essa finalidade, o Conexão Europa Imóveis faz a assessoria de compra do imóvel, o registro para Licença de Alojamento Local, registro no SEF e a inscrição do imóvel nas plataformas Airbnb e Booking (sempre em nome do proprietário do imóvel) e deixa o imóvel disponível para locação dentro de todas as regras legais do país.
O proprietário investidor, tem acesso a todas as informações do seu imóvel em tempo real, desde o primeiro contato com os hóspedes até a transferência financeira feita diretamente para a conta do proprietário, criando uma relação de transparência entre o proprietário e o gestor. Se que saber mais sobre investimento em imóveis e Alojamento Local em Portugal, preencha o formulário no nosso site que entraremos em contato.