Para brasileiros que pretendem investir em imóveis em Portugal e gerar rentabilidade em euros, é preciso conhecer as áreas de investimento no setor e o retorno do investimento imobiliário em Portugal. Se é este o assunto que deseja saber, está no lugar certo!

Modelos de investimento imobiliário em Portugal
Existem algumas formas de realizar um investimento imobiliário em Portugal e cada uma delas com uma rentabilidade diferente, consoante a finalidade do imóvel. Confira abaixo as melhores opções para gerar retorno do seu investimento imobiliário em Portugal.
Imóveis residenciais para aluguel anual (contrato de longa duração)
Investir em imóveis residenciais para aluguel anual em Portugal é umas das formas mais seguras para manter uma rentabilidade fixa e constante, mesmo que em menor valor.
Nesse modelo, como proprietário do imóvel, é sua responsabilidade manter as despesas de custos do condomínio, impostos, o seguro obrigatório e a manutenção do imóvel.
O inquilino irá se responsabilizar pelo valor do aluguel mais as despesas mensais de consumo próprio, tal como água, luz, gás e internet.
Para calcular o retorno do investimento imobiliário para o contrato anual em Portugal, é preciso somar os aluguéis no período de um ano (entrada) e deduzir as suas despesas (saídas).
Caso o imóvel esteja com parte do valor financiado, também deverá ser deduzido o valor das prestações mensais pagas ao banco.
No aluguel tradicional, em contratos acima de 1 ano, também será deduzido 28% de taxa de IRS ou 25% no caso de contratos celebrados até 5 anos.
Essa também é uma boa opção para quem deseja investir pensando no futuro. Imagina que será pai/mãe neste ano e investe em um imóvel financiado em Portugal. O valor do aluguel do contrato de longa duração cobre as suas despesas e o financiamento do imóvel, feito, por exemplo, em prestações a serem pagas em 20 anos. Isso quer dizer que, quando seu filho/a completar 20 anos, terá um imóvel quitado em Portugal para poder estudar na Europa com menos custos e mais segurança.
Imóveis para turistas (Alojamento Local)
Os imóveis para turistas possuem maior rentabilidade, mas há algumas questões a considerar:
- A localização do imóvel
- O seu interior – móveis, eletrodomésticos e decoração
- Por ter um tempo menor de estadia (de 1 dia a 1 mês) o imóvel pode exigir mais manutenção
- É preciso atender algumas obrigatoriedades, entre elas: ter no imóvel uma caixa de primeiros socorros, um extintor e uma manta de incêndio, um livro de reclamações e um manual que indique o número nacional de emergência (112), além das regras de funcionamento do prédio que deve constar em, pelo menos, quatro línguas (sendo português e inglês obrigatórios).
- Todas as despesas mensais são pagas pelo proprietário (mas o valor diário cobrado é muito mais elevado que no mercado de longa duração)
Além disso, em Lisboa e Porto há restrições para novos imóveis disponíveis ao turismo, e com elas, a algumas mudanças como:
- Suspensão temporária de novas licenças de alojamento local, exceto os alojamentos rurais;
- Se mais da metade dos condôminos de um prédio desejar o fim da atividade de alojamento local, o condomínio pode cancelar o registro do mesmo;
- Menos benefícios na redução de impostos
Apesar do retorno do investimento imobiliário em Portugal por meio do aluguel turístico ser maior, há imprevisibilidade quanto a ocupação do imóvel dentro do ano, além das taxas de manutenção a considerar e ainda a dedução de 35% de taxa de IRS dentro deste modelo.
Dentro do modelo de imóveis para turistas, a propriedade é disponibilizada em plataformas como Booking e Airbnb, que também cobram as suas comissões que variam entre 3% a 15%.
Por isso, para manter a rentabilidade alta ao investir em imóveis em Portugal para alugar para turistas, é preciso que o imóvel esteja bem localizado, organizado e atraente para manter-se ocupado o maior tempo possível.
É possível, por meio de gestor de propriedades, gerir um imóvel destinado ao aluguel para turistas em consonância com a Lei do Alojamento Local e gerar alta rentabilidade.
Além disso, para quem não vive no país, mas deseja ter retorno em um investimento imobiliário em Portugal, contratar um gestor de propriedades garante que poderá estar em qualquer lugar do mundo sabendo que o seu imóvel está sendo administrado para lhe gerar a melhor rentabilidade mesmo com o custo de gestão reduzido nos seus rendimentos.
Isso inclui não precisar se incomodar com as licenças necessárias, inscrições e acompanhamento nas plataformas, a manutenção e a limpeza do imóvel em cada troca de hóspede, além da recepção dos mesmos, com entrega e recolha das chaves.
Se quiser saber mais sobre imóveis para turistas, leia o nosso artigo Mercado de aluguel de curta duração em Portugal.
Levando em conta o que foi colocado aqui sobre o modelo de investimento imobiliário para aluguel turístico em Portugal, é necessário acompanhar anualmente as despesas e entradas para saber uma média da rentabilidade que o imóvel proporciona.
Lembre-se de levar em consideração as despesas de custos do condomínio, impostos, seguro, água, luz, gás e internet, despesas de manutenção, taxa de IRS, comissões das plataformas, financiamento pago ao banco (caso parte do valor do imóvel seja financiado), e os custos de gestão do imóvel.
Um imóvel bem localizado e em bom estado, vai garantir uma maior taxa de ocupação e consequentemente, um maior retorno.
Imóveis para Nômades Digitais
O aluguel de imóveis para nômades digitais tem duração de 1 a 6 meses.
Assim como o aluguel para turistas, a rentabilidade anual do imóvel está sujeita a taxa de ocupação do imóvel durante o ano, dos valores praticados e dos custos associados à manutenção e gestão da propriedade.
Visto que os valores para estes aluguéis são mais altos do que os praticados no aluguel de longa duração, os imóveis para turistas e nômades digitais costumam ter rentabilidade maior mesmo possuindo maior despesa. Claro, levando em consideração as questões acima mencionadas.
Veja o nosso artigo sobre rentabilidade de investimentos imobiliários em Portugal.
Imóveis para turismo rural
Investir em imóveis para turismo rural é outra forma de gerar retorno de investimento imobiliário em Portugal.
O alojamento para turistas em espaços rurais é uma modalidade que tem crescido no país, e tem abrangido todas as estações do ano. Casais que querem alugar uma casa com lareira em meio a uma zona verde, amigos que desejam passar o fim de ano juntos em um visual bucólico, nômades digitais que procuram mais tranquilidade para concentrarem-se em determinado trabalho.
Algumas vantagens em investir em imóveis para turismo rural:
- O valor dos imóveis são mais acessíveis, logo o valor do financiamento é mais baixo
- Não há restrição quanto ao Alojamento Local
- Poderá ter benefícios no pagamento de impostos
Há boas regiões em Portugal para investir em imóveis para o turismo rural, seja próximo de Lisboa ou mais afastadas, entre elas:
- Casas em aldeias históricas
- Casas próximas a parques turísticos como o Parque Nacional dos Gêres, localizado no Norte de Portugal
- Imóveis na Serra da Estrela, local turístico procurado no verão e no inverno, pois é a única região que neva em Portugal
- Rota de vinícolas, tanto na região do Douro como no Alentejo, são procuradas por turistas para acompanhar a produção de vinhos em Portugal.

Vale a pena o retorno do investimento imobiliário em Portugal?
Tendo em vista que Portugal foi novamente eleito o melhor destino turístico da Europa nos World Travel Awards e é um país com rápida valorização imobiliária, qualquer um dos modelos de investimento vai trazer retorno do investimento imobiliário em Portugal.
Além disso, o país possui mais facilidade para financiar um imóvel do que no Brasil, oferecendo taxas de juros mais baixas. O financiamento pode ser solicitado por estrangeiros, residentes ou não, que desejam investir em Portugal, sendo exigido que tenha o número de contribuinte português (NIF), semelhante ao CPF no Brasil, e uma conta bancária em Portugal.
O financiamento de um imóvel que não será para sua habitação, mas sim para investimento, possuí porcentagem maior de entrada. Geralmente, para essa finalidade, o empréstimo será em média de 60 a 70% do valor do imóvel para não-residentes.
Se deseja saber mais sobre financiamento de imóveis em Portugal, leia o nosso artigo Financiamento de imóveis em Portugal: Taxas, prazos e condições.
Mesmo financiado, você vai obter retorno do seu investimento imobiliário em Portugal.
Assessoria para investir em imóveis em Portugal
O processo de compra de um imóvel em Portugal apresenta algumas diferenças em relação ao processo de compra de um imóvel no Brasil.
Mesmo comprando um imóvel em nosso país gostamos de ter acompanhamento para nos sentirmos mais seguros. Imagina comprar em outro país, onde precisamos estar atentos as taxas, impostos e burocracias próprias de um país do qual desconhecemos.
O Conexão Europa Imóveis trabalha para trazer essa segurança que procura no seu investimento imobiliário em Portugal. Sediado em Lisboa, presta assessoria para comprar o imóvel e ainda faz a gestão da propriedade para que você possa ficar tranquilo no Brasil, recebendo o seu retorno do investimento imobiliário de Portugal.
Para que isso aconteça, você não precisa nem mesmo sair do Brasil, a compra é assessorada por videochamada, com acompanhamento do crédito bancário, sugestões de localização e todo o processo burocrático até ter o seu imóvel em Portugal.
Já para a gestão da propriedade, o Conexão Europa Imóveis organiza a licença de Alojamento Local em nome do proprietário e o imóvel para receber os hóspedes, as inscrições nas plataformas e todo o acompanhamento com informação do seu apartamento disponibilizada em tempo real. Se pretende investir em imóveis em Portugal e ter o retorno do seu investimento imobiliário, entre em contato com a nossa equipe para saber mais, sem compromisso.