Comprar um imóvel é um investimento significativo que merece medir os prós e os contras para decidir com sabedoria.
Por isso, separamos aqui alguns aspectos a considerar, dicas e insights para te ajudar na decisão de comprar uma casa em Portugal
Comprar casa em Portugal para morar
Vale a pena comprar uma casa em Portugal se o seu objetivo é morar no país. Os custos de aluguel frequentemente se equiparam, ou até mesmo superam, as despesas mensais de um financiamento imobiliário.
Se você dispõe dos recursos necessários para a entrada, para os impostos relativos à compra e é elegível para um financiamento bancário, investir em uma casa em Portugal pode ser vantajoso. Essa escolha oferece segurança, autonomia e economia em relação aos aluguéis.
Quando alugar é melhor que comprar
Em alguns casos, alugar um imóvel em Portugal pode se revelar mais vantajoso. Confira abaixo quando alugar um imóvel é melhor do que comprar. Essas dicas vão te ajudar a escolher qual das opções é a mais adequada para as suas necessidades.
Alugar um imóvel é melhor quando:
- Você não está elegível ao financiamento bancário, o que pode ocorrer por uma situação profissional instável, se já possui outras prestações altas ou mesmo pela exigência de um fiador.
- Você não está bem certo quanto a localização do imóvel, pois alugando terá tempo de conhecer e avaliar qual localização está mais adequada ao seu estilo de vida, e depois realizar a compra do imóvel na região certa.
- O orçamento não tem um respiro para a manutenção do imóvel e as responsabilidades do condomínio. Essa é uma vantagem do aluguel – estas questões são por conta do senhorio (locatário).
Melhores cidades para morar em Portugal
Portugal abraça todos os estilos de vida.
Morar na capital é uma boa escolha para aqueles que trabalham remotamente ou já possuem uma fonte de renda estável. É importante considerar que, por ser uma capital, os valores praticados tendem a ser mais elevados em comparação com outras cidades portuguesas, tanto para aquisição quanto para locação de imóveis.
Apesar disso, Lisboa destaca-se como uma cidade excepcional para viver em Portugal. Sua atmosfera multicultural, arquitetura única que mescla o antigo e o moderno, e a qualidade de vida que oferece a todas as faixas etárias fazem dela uma opção atrativa para morar em Portugal.
Para quem tem filhos pequenos, trabalha em home office, é aposentado ou procura trabalho no setor agrícola, ou em fábricas – morar em cidades pequenas ou mesmo no interior de Portugal pode ser uma excelente opção. Estas cidades oferecem tranquilidade, segurança, qualidade de vida, e valores mais baixos para alugar ou comprar casa em Portugal.
Para quem gosta de praia, há diversas cidades a serem consideradas, abrangendo desde a região do Algarve, lar das praias mais procuradas da Europa, até qualquer outra praia ao longo dos 850 km de costa banhada pelo Oceano Atlântico.
Assessoria imobiliária para comprar ou alugar casa em Portugal
Seja para comprar ou alugar um imóvel em Portugal, contar com o suporte de uma assessoria imobiliária amplia as chances de concretizar um excelente negócio. Uma assessoria vai buscar entender quais as localizações do país melhor se alinham ao seu estilo de vida, vai identificar as opções imobiliárias mais vantajosas e gerir todo o processo burocrático relacionado à compra ou aluguel de uma residência em Portugal, aumentando as probabilidades de aceitação da sua proposta.
Além disso, uma assessoria imobiliária é capaz de conduzir visitas aos imóveis mesmo à distância, utilizando videochamadas para apresentar detalhadamente os aspectos positivos e negativos tanto do imóvel quanto da região em que está situado.
Comprar casa em Portugal para investir
Se você está em busca de uma casa em Portugal para investir e obter rendimentos, o país oferece boas opções de investimento, rentabilidade competitiva e potencial de valorização imobiliária.
Os prós e contras na compra de uma casa em Portugal para investimento estão ligados ao tipo de imóvel, a sua localização e qual o modelo de investimento será usado para gerar rentabilidade.
Você vai investir em uma casa em Portugal para alugar com contrato de longa duração, alugar para turistas, nômades digitais ou estudantes, ou alugar para turismo rural?
Melhores cidades para investir em Portugal
Se o seu objetivo é comprar casa em Portugal para o mercado de arrendamento de longa duração, seja habitacional ou comercial, são muitas as cidades disponíveis para essa finalidade. Praticamente todo o país é procurado por pessoas querendo alugar imóveis neste formato.
A variação de investimento nas diferentes cidades de Portugal reside no valor do aluguel, sendo este compatível com o custo de aquisição do imóvel. Se deseja investir em Lisboa, por exemplo, é possível esperar um custo mais elevado por metro quadrado, refletindo em um valor de aluguel igualmente superior.
Já se o seu objetivo é comprar casa em Portugal para alugar para turistas, nômades digitais ou estudantes, Lisboa, Porto, Coimbra e a região do Algarve são as cidades mais buscadas para essas finalidades.
Portugal foi o quarto destino turístico mundial mais procurado no motor de busca Google em 2023, com destaque para os restaurantes do norte, os santuários de águas azuis do sul, as cidades de Porto, Lisboa, e também o arquipélago dos Açores.
Acesse o nosso artigo Melhores regiões para investir em imóveis em Portugal para saber mais.
Comprar Casa em Portugal: dicas para ajudar na sua busca
Explore agora as opções de onde encontrar casas para comprar em Portugal, conheça os tipos de imóveis disponíveis e obtenha insights sobre as perspectivas do mercado imobiliário no país.
Onde encontrar casas em Portugal para comprar?
Para visualizar os imóveis disponíveis nas cidades de Portugal onde deseja comprar uma casa, acesse nossa área de imóveis em nosso site que você irá encontrar várias opções. Não deixe de falar conosco!
Tipos de imóveis para comprar em Portugal
Em Portugal, é possível encontrar uma ampla variedade de tipos de imóveis, incluindo apartamentos de diversas tipologias, duplex, triplex, cobertura (penthouse), moradias (casas), quintas (que equivalem a uma chácara ou sítio) e herdades (propriedade rural com dimensões consideráveis, fazenda).
As casas e moradias podem ainda ser isoladas (casas independentes), geminadas (compartilha uma parede com a casa ao lado), moradia em banda (a casa faz parte de um conjunto de casas no mesmo espaço) ou casas rústicas (geralmente encontrada nas quintas, casas com traços do campo).
Nomenclatura usada nos anúncios de imóveis em Portugal
Nas pesquisas por imóveis em Portugal é possível encontrar termos com os quais não esteja familiarizado como, por exemplo: T0, T1, T2… que significa “Tipologia” e corresponde a quantidade de quartos que tem no imóvel. Um anúncio também pode mencionar T1 +1, indicando que o imóvel possui um quarto e um segundo espaço adicional, que pode ser utilizado como escritório, por exemplo, geralmente sem janela e não suficientemente grande para ser considerado um quarto confortável.
Outros termos comuns na descrição de anúncios de imóveis em Portugal são:
Rés de Chão – quando o apartamento se encontra no piso térreo (pode ser encontrado pela abreviação R/C).
Águas Furtadas – quando o apartamento fica logo abaixo do telhado do prédio, no último andar.
Caves – moradias num nível abaixo do solo ou da rua.
Arrecadação – espaço de arrumação para depósito.
Logradouro – espaço ao ar livre, que pode ser de utilização privada ou coletiva.
Assoalhada – designação utilizada para identificar as divisões de uma casa, com exceção da cozinha, casa de banho (banheiro), hall de entrada e/ou despensa.
Perspectivas para o mercado imobiliário em Portugal
O Governo anunciou várias medidas para a habitação no programa Mais Habitação e no Orçamento do Estado, com foco no mercado de arrendamento/aluguel e apoios no crédito habitação.
Estas medidas traduzem diferentes visões entre especialistas do mercado imobiliário sobre as perspectivas para este ano em Portugal.
O fato é que não há oferta suficiente de habitações, principalmente nos grandes centros urbanos, e combinado com a alta procura, fez subir os preços dos imóveis, seja para alugar ou para comprar casa em Portugal.
Os juros no crédito imobiliário, que apresentaram em 2023 valores altos como não acontecia desde 2008, deverão baixar este ano, de acordo com especialistas. E o mercado de arrendamento continuará em alta, impulsionado pela crescente procura, podendo ser um ano de oportunidades para investidores imobiliários.
Vale a pena comprar uma casa em Portugal?
Sim, vale a pena. Portugal é um país procurado para morar por possuir dois pontos fortes: segurança e qualidade de vida – é o sétimo país mais seguro do mundo e está na lista dos países com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considerado muito alto.
Também vale a pena comprar uma casa em Portugal para investimento. As perspectivas são de que o investimento imobiliário deverá aumentar em 2024 a um nível global, e Portugal “estará entre os destinos mais procurados para investimento devido ao seu potencial turístico”.O processo de aluguel, compra e gestão de imóveis em Portugal é realizado pelo Conexão Europa Imóveis, uma empresa com ampla experiência no mercado imobiliário do país. Explore as vantagens de contar com o Conexão Europa Imóveis para auxiliar na sua decisão de comprar uma casa em Portugal