Existem várias regiões que são consideradas boas opções para investir em imóveis em Portugal, devido a diversos fatores, como crescimento econômico do país, demanda turística, qualidade de vida e potencial de valorização imobiliária. 

Por isso, Portugal é um dos países europeus que mais atrai investidores estrangeiros. Os brasileiros estão entre os estrangeiros que mais compram imóveis em Portugal e estão no top 5 das nacionalidades que mais obtiveram o Golden Visa (autorização de residência para quem realiza investimentos no país), estando em segundo lugar, atrás apenas dos chineses. Se você também quer se tornar um investidor internacional e decidiu investir em imóveis em Portugal, mas não conhece as regiões mais promissoras, este artigo vai te mostrar algumas delas e por que vale a pena ter um imóvel por lá.

Investir em imóveis em Portugal

Porque investir em imóveis em Portugal

Pela quinta vez nos últimos seis anos, Portugal foi considerado o Melhor Destino Turístico do Europa, na edição europeia World Travel Awards 2022, conhecido como os «Óscares do Turismo».  

O turismo é um braço forte da economia portuguesa, que voltou com força na pós-pandemia, e o governo português deseja ainda transformar o país no destino mais sustentável do mundo, unindo a força do turismo com os compromissos da Agenda de 2030 das Nações Unidas

Portugal aposta em energias sustentáveis e está entre os países com melhor desempenho no combate às alterações climáticas. Além do turismo e das questões ligadas a sustentabilidade, Portugal é um país que investe em tecnologia e inovação, e deseja se tornar o novo Vale do Silício Europeu. 

Um dos países mais seguros do mundo, com localização privilegiada, clima agradável, perfeito para quem deseja qualidade de vida, e com menor custo de vida em relação ao restante da Europa, Portugal é hoje um dos melhores países para investir em imóveis. 

Vamos apresentar aqui algumas regiões que valem a pena para realizar o investimento imobiliário. Confira! 

Investir em imóveis em Portugal: Lisboa

Apesar da subida de preços nos imóveis na capital portuguesa, Lisboa continua a ser uma das melhores regiões para investir em imóveis em Portugal. 

Lisboa foi a cidade europeia que mais cresceu no ranking das cidades mais atrativas para investir em imobiliário, passando da 16ª para a 11ª posição, na 20ª edição do relatório “Emerging Trends in Real Estate: Europe 2023”, desenvolvido pela PwC e pelo Urban Land Institute. 

É uma das cidades mais procuradas por turistas e investidores internacionais, e hoje é um dos principais polos de startups. É em Lisboa que acontece anualmente o Web Summit, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação da Europa. 

Lisboa também ficou em primeiro lugar na lista das melhores cidades do mundo para nômades digitais em 2022 na classificação da plataforma Nomad List. A demanda por imóveis para locação de curto e médio prazo, como apartamentos para turistas e nômades digitais, é alta, o que torna Lisboa uma excelente opção para investimentos imobiliários.

Por isso, ter um imóvel na capital portuguesa e arredores garante que o terá alugado o tempo todo, seja para curto, médio ou longo prazo e possibilita o retorno mais rápido para os investidores.

Investir em imóveis em Portugal: Porto

Porto, localizado na região norte de Portugal e a segunda maior cidade do país, venceu a categoria de Melhor Destino de Cidade do Mundo nos Óscares do Turismo de 2022. Com prédios históricos, miradouros, boa gastronomia e excelentes vinhos, além de estar próximo de grandes vinícolas com os melhores roteiros para enoturismo de Portugal, Porto também atrai turistas o ano inteiro, tal como Lisboa.

Também foi considerada a melhor cidade para trabalhar remotamente no estudo realizado pela empresa britânica “Culture Trip”, superando destinos como Valência, Barcelona, Lyon, Lisboa, Nápoles, Marselha, Paris, Milão e Madrid.

Em Porto, é possível conseguir imóveis a preços mais acessíveis do que em Lisboa, e a cidade não fica para trás – além do turismo, atrai startups, empresas estrangeiras, e muitos estudantes. O Centro histórico, classificado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1996, é um dos locais com imóveis mais valorizados na cidade e onde é mais fácil rentabilizar por meio do alojamento para turistas. 

Investir em imóveis em Portugal: Algarve

Qualquer cidade da região Sul de Portugal – o Algarve, é um excelente investimento imobiliário. O Algarve foi uma das regiões mais procuradas para investimento em 2022. 

É uma região litorânea excelente para investir em imóveis para Alojamento Local, já que é procurado por turistas o ano todo – mesmo que em baixa temporada seja com menos intensidade. 

O Algarve é conhecido por ter 300 dias de sol por ano e já ganhou o prêmio de Melhor Destino de Praia da Europa. A maioria das praias do Algarve possuem formações rochosas e falésias desenhadas à beira-mar, que com as suas águas cristalinas tornam a paisagem cinematográfica.  

A região conta ainda com o aeroporto internacional de Faro, facilitando o acesso aos estrangeiros. O Algarve é desejado pelos aposentados que buscam sol, segurança e qualidade de vida e por famílias que buscam uma residência secundária para férias. Investir em um imóvel no Algarve permitirá ter uma boa fonte de renda no alojamento turístico e ainda poderá usufruir do seu imóvel para passar férias com a família nas mais belas praias da Europa.     

Investir em imóveis em Portugal: Coimbra

Coimbra é uma cidade muito procurada por estudantes, pois abriga uma das mais antigas universidades do mundo em funcionamento e a mais antiga de Portugal – a Universidade de Coimbra, fundada em 1290. Esta é também uma das melhores universidades de Portugal, segundo o QS World University Rankings 2023.

Portanto, Coimbra acaba sendo uma boa cidade para investir em imóvel para estudantes, seja para os portugueses de outras regiões ou para os estrangeiros com o sonho de estudar em uma universidade bem conceituada na Europa.  

Conclusão

Um imóvel em Portugal torna-se rentável através do alojamento para turistas, do alojamento para nômades digitais, do aluguel de longo contrato, do aluguel para estudantes ou mesmo da compra de imóveis para reformar e revender. 

Cidades pequenas, por ter os valores dos imóveis mais baixos, oferecem melhores taxas de retorno sobre o investimento. No entanto, não possuem o fluxo turístico tão aquecido como as que selecionamos aqui, garantindo um retorno consistente e rápido. Em Lisboa, por exemplo, o retorno com o imóvel em plataformas de alojamento local pode chegar a 2 ou 3 vezes o valor de um aluguel tradicional.

E mesmo que você não tenha o valor integral para investir em um imóvel em Portugal, é possível dar de 20 a 30% do valor de entrada, financiar o restante do valor do imóvel e pagar o financiamento com a própria rentabilização que ele vai proporcionar. Vamos falar sobre a rentabilidade de investimentos imobiliários em Portugal em nosso próximo artigo! 

Portugal é um dos principais destinos turísticos da Europa, possui uma economia crescente, é um país preparado para questões ligadas a sustentabilidade, e tem atraído empresas de todo o mundo, principalmente as de tecnologia e inovação. Investir em imóveis em Portugal é ter uma rentabilidade segura e valorizada!